As melhorias no entorno do hospital estadual de Santa Maria devem começar no início de fevereiro. A primeira ação será a construção de uma rede de esgoto cloacal na Rua Florianópolis, que passa em frente ao complexo, no bairro Pinheiro Machado. O trabalho deve começar na primeira ou segunda semana de fevereiro.
O contrato prevê a colocação de tubulação para coleta de esgoto ao longo da via no total de 1,3 quilômetro e a construção de duas estações de bombeamento que transportarão os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Lorenzi. A expectativa da Corsan é concluir o trabalho em quatro meses. A obra beneficiará 132 famílias.
Para que a obra fosse possível, a prefeitura precisou remover pelo menos 10 casas que haviam sido construídas junto a via pública, na Rua Florianópolis, em espaços ocupados irregularmente. As moradias já foram destruídas e área foi desobstruída para dar início ao trabalho. Após a construção do sistema de esgoto cloacal pela estatal, a prefeitura deve iniciar o asfaltamento da via, que também terá uma ciclovia em sua extensão.
A pavimentação é parte do projeto de infraestrutura previsto para o entorno do hospital, e tem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Na sexta-feira, prefeitura e Corsan estiveram no local para uma vistoria. O contrato do PAC deve ser assinado no dia 14 de fevereiro. Outras ruas no entorno do hospital também serão asfaltadas.